Gestão Financeira, um aliado para ajudar com os gastos!

PUBLICIDADE


Uma gestão de contas mensais bem-sucedida envolve o uso de um orçamento para registrar e monitorar todas as receitas e despesas. O objetivo é garantir que as contas sejam pagas a tempo e que o dinheiro seja alocado de forma eficiente para as despesas futuras.

Separamos abaixo alguns itens específicos que podem lhe ajudar a criar hábitos para melhorar a sua gestão financeira.

Análise de Orçamento Pessoal

Orçamento pessoal é feito para que você possa fazer uma estimativa de quanto poderá gastar durante o mês, sempre lembrando ser importante fazer reservas para imprevistos. O orçamento pessoal é um instrumento que auxilia a planejar as despesas futuras, a economizar e a alcançar objetivos, pois permite que o consumidor se programe para as compras a serem feitas.

PUBLICIDADE

Uma boa forma de fazer o orçamento pessoal é separar as contas em duas categorias: as variáveis e as fixas. As variáveis são aquelas que mudam conforme o mês, como a conta de luz, água e telefone. Já as fixas são as que não sofrem variações mensais, como o aluguel, o condomínio e o seguro do carro.

Criação de um planejamento financeiro

Planejamento financeiro é uma ferramenta muito útil, pois através dele é possível analisar a melhor forma de investir os recursos financeiros e melhorar a gestão do patrimônio. O planejamento financeiro é importante para as organizações porque permite que elas estabeleçam metas a serem alcançadas, além de analisar o impacto de suas ações no futuro.

O planejamento financeiro é composto por três etapas principais: análise, planejamento e execução.

  • A análise é a primeira etapa e consiste em analisar a situação financeira da organização, bem como seus objetivos.
  • O planejamento é a segunda etapa e consiste em elaborar um plano de ação para alcançar as metas estabelecidas.
  • A execução é a terceira e última etapa e consiste na implementação do plano de ação elaborado.

Ter metas e objetivos

A criação de metas e objetivos trazem um norte fazendo seus objetivos serem mais certeiros. Inicie com planos menores e com tempo crie um planejamento mais completo.

Não realize consumos por impulso, sempre pense no amanhã, utilize somente o planejado, com essa ideia em mente você ficará surpreso com o que você pode fazer dentro mesmo planejando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top