O fundo exclusivo é uma espécie de fundo de investimento voltado unicamente para um investidor. Esse produto tem as mesmas características de um fundo normal, porém, é mais vantajoso justamente por ter um único cotista.
Saiba Mais:
Saiba como escolher o melhor cartão para você!
Serasa limpa nome descontos de até 98% em negociações
Como solicitar cartão de crédito Ourocard limite mínimo 500,00
Com isso, toda a operação do fundo, juntamente com sua política de investimentos, será personalizada segundo os objetivos do cotista.
Como o fundo exclusivo é muito peculiar, investir nele é um privilégio para poucos cotistas. Por ter altos custos de montagem e de manutenção, esse tipo de investimento só é recomendável para cotistas com alto poder aquisitivo. Além disso, é necessário ter muita experiência no mundo dos investimentos.
Para ser mais exato, o investimento mínimo para quem utiliza um fundo exclusivo é de R$ 10 milhões, o que é muito diferente de investimentos como a carteira administrada, por exemplo.
Custos
Uma dica importante para quem pretende investir em um fundo exclusivo é prestar atenção nos custos. Normalmente, os principais custos deste fundo estão ligados à sua administração.
O investidor será obrigado a pagar taxas para a ANBIMA, para a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para a Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), entre outras coisas. Além disso, o investidor terá que contratar um auditor e pagar uma taxa de administração para o gestor de finanças.
Todos os gastos citados justificam a exigência mínima de R$ 10 milhões para o investimento neste fundo. Ou seja, apenas a elite dos investidores pode se beneficiar com o fundo exclusivo.
Tributos
Outra dica importante está ligada aos impostos gerados pelo fundo exclusivo. Os fundos exclusivos abertos têm os seus impostos antecipados pelo come-cotas (sistema de recolhimento semelhante ao do Imposto de Renda). Além disso, existe uma taxa fixa de retenção para cada valor resgatado.
Por sua vez, o fundo exclusivo fechado não utiliza o come-cotas. Contudo, assim como no aberto, existe a taxa de retenção na hora do resgate. Dessa forma, se torna possível movimentar os ativos dentro do fundo sem o “assalto” cometido pelos impostos.
Tipos de Fundos
Há dois tipos de fundos exclusivos, o aberto e o fechado. Os dois têm benefícios e características diferentes. O que mais varia entre eles são as movimentações e as tributações do dinheiro que foi investido.
Fundo Exclusivo Aberto:
- Permite que o capital se mova livremente (aportes e saques ilimitados);
- Cobrança do imposto come-cotas, exceto para o Fundo de Investimentos em Ações;
- Tributação regressiva do Imposto de Renda, exceto para o Fundo de Investimentos em ações;
Fundo Exclusivo Fechado:
- Deixa o movimento do capital limitado, pois permite apenas dois aportes e dois resgates por ano;
- Não há cobrança do imposto come-cotas;
- O capital pode ser amortizado de 12 em 12 meses;
- Só haverá resgate total se o fundo for encerrado.
Gestor Financeiro
Um fundo exclusivo pode ser muito adaptável. Com isso, não há muita dificuldade para escolher um gestor financeiro. Inclusive, se o investidor não estiver satisfeito com o desempenho desse profissional, ele pode trocá-lo sem nenhum problema.
Além da troca do gestor, também é possível trocar as outras pessoas que gerenciam o fundo exclusivo. Isso tudo pode ser feito sem que o fundo precise ser reaberto ou resgatado.
Saiba Mais:
Cartão de crédito Porto Seguro – Solicitar