Tecnobank informa: saiba como funciona o ciclo de financiamento de veículos

PUBLICIDADE

Tecnobank informa: saiba como funcionam as etapas de financiamento de um veículo para aumentar as suas chances de aprovação

Entender as etapas do financiamento de veículos é importante para aumentar as chances de ser aprovado e, ainda, ficar com a documentação em dia para rodar com tranquilidade. Saiba tudo nesse vídeo da Tecnobank.

PUBLICIDADE

Você quer comprar um carro, vai à loja ou concessionária e escolhe o veículo que deseja financiar. Em seguida, uma sequência de ações acontece até que, finalmente, a chave esteja nas suas mãos e os documentos fiquem prontos. Entenda com a seguir como esse ciclo de financiamento de veículos funciona. 

Pedido e análise de crédito

Ao chegar à loja ou concessionária e escolher o seu carro, a empresa envia seus dados e do automóvel à instituição financeira, para que ela avalie o pedido de crédito. 

Os principais fatores para o sucesso no financiamento de um veículo são:  nome limpo na praça; comprovante de renda; histórico de crédito; percentual de entrada; e idade entre mínima (18 anos) e máxima (70 anos).

O ideal é fazer uma poupança para você utilizar com entrada, ou seja, pagar uma parte da compra do veículo em dinheiro. Dessa forma, quando a oportunidade surgir, será mais fácil dar início ao ciclo de financiamento do seu carro.

Crédito aprovado, agora é hora do próximo passo.

Gravame 

Tudo certo, as finanças estão em dia, então, após a aprovação do crédito, o banco inclui um gravame no Sistema Nacional de Gravames. Antes de prosseguir para a próxima fase, uma breve explicação relevante sobre isso…

O gravame nada mais é do que a alienação do veículo feita no sistema do Detran, para impedir que o bem seja transferido a outra pessoa enquanto está sendo financiado. 

Tecnobank e seu papel no financiamento de veículos 

A partir da liberação de crédito e do apontamento do gravame, a instituição financeira manda os dados de financiamento de veículos para a Tecnobank, que transmite as informações ao órgão de trânsito.

A Tecnobank possui uma plataforma exclusiva destinada ao envio eletrônico de dados para registro de contratos desse tipo, tornando todo o processo ágil e simples. É o eContrato.

O que é o eContrato da Tecnobank

É uma plataforma da Tecnobank que faz a transação de informações entre as instituições financeiras e os órgãos estaduais de trânsito (Detrans). Sem complicação e perda de tempo.

O eContrato foi desenvolvido para aumentar a segurança e a transparência de uma das principais etapas do ciclo de financiamento de um veículo. Ele permite agilizar a transmissão de dados, em vez de uma quase interminável troca de papéis de uma parte a outra. 

Tudo de acordo as exigências legais, em total sintonia com a Resolução CONTRAN nº 689/2017. Além disso, o eContrato possui integração muito simples junto ao sistema do cliente. Resultado: otimiza operações de crédito, reduz riscos e custos. 

Os benefícios da ferramenta podem ser resumidos da seguinte maneira: rapidez na emissão de documentos dos veículos; ajuda na previsão de taxas de financiamento, com base na classificação do impacto do recall; antecipação de possíveis características do veículo em relação a sua conservação; redução de riscos do valor futuro do bem em casos de financiamento.

E tem mais! Graças à consulta em tempo real da situação do registro do contrato e ao suporte de uma equipe especializada no atendimento às necessidades dos clientes, personalizando soluções. 

A otimização de tempo é possível também com a inserção de dados por placa, simplificando a digitação, e ao report digital, que é o envio digitalizado do contrato. Outra característica importante da plataforma é a autonomia, isto é, o controle por parte dos usuários.

Para conhecer melhor o eContrato a dica é conferir esse vídeo que resume bem como a plataforma funciona.

Agora, vamos à reta final do ciclo de financiamento de veículos.

Registro no Detran

Após o recebimento dos dados no Detran, o contrato de financiamento do seu carro está registrado e você já pode solicitar o novo documento do veículo. 

Reforçando que, nessa fase, o bem conta com apontamento de alienação. Isso significa que o automóvel não poderá ser transferido para outro proprietário até a quitação do contrato, ou transferência da dívida (financiamento) para outra pessoa.

Enfim, você não tem mais pendências burocráticas e já pode circular por aí tranquilamente com seu carro novo.

Viu como não tem mistério o financiamento de veículos, principalmente com ajuda da tecnologia da Tecnobank?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top